Os miseráveis
— "Mesmo a noite mais escura terminará e o sol nascerá."
Os Miseráveis é uma obra-prima reconhecida mundialmente por retratar os dilemas sociais e as questões políticas da França de 1862, e mostra os efeitos negativos da Revolução Francesa para a sua sociedade. Esta obra foi muito importante para o movimento literário do romantismo na época. Com muita sagacidade e generosidade, Victor Hugo nos conta a história de Jean Valjean, um bom homem que passa a vida fugindo das decorrências de um deslize cometido na juventude.
A trama ocorre em um momento histórico da França,
quando republicanos e monarquistas lutam nas ruas pelos seus ideais.
Apesar de a história acontecer entre os anos de 1815 e 1832, ela nos conduz a uma reflexão sobre o domínio dos poderosos e a miséria moral e financeira de uma sociedade. Retrata fortemente a fome e a pobreza em que o povo vive quando é invisível, sendo invisível aos olhos do poder, uma profunda desigualdade social que ocorre até os dias de hoje, em pleno século XXI.
Os Miseráveis foi adaptado para o cinema e para o teatro e traduzido para diversas línguas. É uma história comovente que retrata a degradante realidade dos menos afortunados.